Apartamentos Soldoiro

Blogs

As melhores praias de Albufeira

18-08-2022

Não é sem motivos que o Algarve é conhecido como o rei das praias. Sabe-me dizer quais são as praias presentes em Albufeira? Se a sua resposta for sim, não deixe de conferir esta lista abaixo. Apresento-lhe aqui algumas das praias presentes neste paraíso marítimo.

1. Praia da Falésia

O areal desta praia tem 6Km de extensão, talhada em areias e argilas, onde a chuva cria relevos sinuosos que acabam por se tornar ravinamentos profundos. É o desgaste desta rocha que alimenta o areal fornecendo a areia da praia. Nestas arribas é possível encontrar plantas típicas das dunas como o narciso-das-areias, a couve-do-mar, o cravo-das-areias, o trevo-de-creta e o cardo-marítimo.

2. Praia do Barranco das Belharucas

Nesta praia encontramos umas arribas bastante macias e talhadas em areias e argilas que se estendem até ao concelho de Loulé. Existem bastantes pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, presentes neste espaço, que surgem por vezes suspensas á beira de pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras. A praia é ampla com um areal continuo, apenas interrompido pela marina de Vilamoura.

3. Praia dos Olhos d’Água

Na povoação de Olhos d’Água, encontramos a Praia dos Olhos d’Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. Foi devido às nascentes de água doce que se encontram no areal, que a povoação e a praia foram assim batizados. Os olhos d’água são visíveis junto ao mar, quando a maré baixa na extrema nascente da praia. Outro elemento que se distingue de Olhos d’Água é o facto de se poder observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.

4. Praia Maria Luísa

Uma mancha de pinhal envolve a praia, enquanto a predominância do areal é o funcho-do-mar e a barrilha. O areal é amplo, enquadrado por arribas polidas pelo mar na base e ravinadas pelas chuvas no topo. Devido às formações rochosas muito corroídas, estas oferecem abrigos e formas curiosas como algares e arcos. Existe um percurso pedonal que percorre a crista das arribas até à Praia de Olhos d’Água.

5. Praia dos Aveiros

Este areal encontra-se entre arribas dando forma a uma tranquila piscina rochosa, onde se pode contemplar o panorama da linha de costa de Vilamoura. É possível fazer um passeio pela plataforma rochosa na base da arriba, onde se alcança um trilho que percorre o topo da arriba, chegando ao areal do Forte de S. João. A arriba encontra-se totalmente desgastada, com várias grutas e algares. Existe uma abundância de vegetação neste local, onde se pode encontrar plantas do mato de barrocal como a palmeira-anã, e também a salgadeira e a barrilha.

6. Praia dos Alemães

Esta praia encontra-se antes da Praia do Inatel. Antes das instalações do Inatel, encontrava-se uma fábrica onde os proprietários eram de nacionalidade alemã, daí o areal ser chamado Praia dos Alemães. Com a instalação do Inatel, aquela área passou a ser chamada de Praia do Inatel enquanto o restante areal continuou com o mesmo nome. Esta praia tem quase as mesmas características que a Praia do Inatel, com a diferença de que esta é mais calma e não tão urbanizada.

7. Praia do Inatel

Esta praia tem este nome devido às instalações do Hotel do Inatel que se situam na via central do areal, estado sobre uma varanda rochosa sobre o mar. O areal é longo, com arribas ingremes onde abundam a barrilha e a salgadeira. O topo das arribas tem um passeio pedonal que oferece vários locais de estadia e miradouros, proporcionando uma boa vista para as praias e o casario branco de Albufeira. Para poente consegue-se ver as praias dos Pescadores e do Peneco e a povoação disposta em anfiteatro sobre o mar, e para a nascente encontram-se os edifícios das unidades hoteleiras que dominam a paisagem, conseguindo ainda se ver a praia dos Alemães.

 

                   

Já visitou alguma destas praias?

Tags: